Nova tecnologia transforma janelas em geradoras de energia renovável

Imagine um arranha-céu inteiro funcionando como um gigantesco painel solar, que capta a luz do sol e a transforma em eletricidade. Pois em breve isso será possível. Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan (EUA) desenvolveram painéis que colhem energia solar sem afetar a passagem da luz.

Os novos concentradores solares são transparentes e podem substituir janelas, claraboias e até fachadas de vidro inteiras de edifícios.

A tecnologia utiliza moléculas orgânicas que absorvem comprimentos de onda de luz que não são visíveis ao olho humano, como as luzes infravermelha e ultravioleta. A luz é direcionada a pequenas céulas solares nas bordas do painel transparente e, então, convertida em energia limpa e renovável.

“A energia que as células transparente geram poderia compensar significativamente o uso de energia de grandes edifícios, disse Richard Lunt, professor de engenharia química e de ciencia de materiais da Universidade de Michigan.

As aplicações das células solares transparentes, segundo Lunt, são inúmeras. A tecnologia pode ser aplicada a edifícios novos, a edifícios antigos, a automóveis e a telas de dispositivos móveis.

Fonte: Universidade Estadual de Michigan (https://youtu.be/qMhdpWMDp04 )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *